[FUG-BR] Plugin do Java no Firefox

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Terça Dezembro 1 20:10:00 BRST 2009

Caros,

Acho que é de interesse de todos ter os plugins devidamente
configurados no firefox, e como ainda (tempo é algo que é inversamente
proporcional à necessidade e às prioridades, quando mais importante é
algo, parece que menos tempo você tem, o que consomo todo o tempo para
o restante, impressionante) não terminei de escrever aquele artigo
sobre FreeBSD 8 para usuários desktop, segue só um adianto sobre como
ter o java no firefox. É o item 9 no artigo. Ainda não tive tempo de
ver se vai com o flash, mas a tentativa anterior ainda não tinha dado
certo, por isso nem tentei de novo.

9 - Firefox 3.5 com plugins de flash e java

Tudo é feito a partir do ports mesmo, então, vamos lá.

# cd /usr/ports/www/firefox35
# make install

Agora o java

# cd /usr/ports/java/diablo-jdk16 (pode ser o jre, mas eu precisava do jdk)
# make install

Alguns pacotes terão que ser baixados na mão mesmo, por isso, siga as
instruções passadas e coloque os pacotes baixados manualmente no
/usr/ports/distfiles. Um detalhe: eu deixei todas as opções
desmarcadas para não ter que corrigir o port manualmente.

Ao final, para que o plugin seja localizado, será necessário que o
link simbólico para ele seja colocado manualmente. Isso porque o
nspluginwrapper não está funcionando corretamente. Ele cria o link
simbólico em um local no qual o firefox não está localizando o plugin.

# ln -s /usr/local/lib/browser_plugins/libjavaplugin_oji.so
/usr/local/lib/firefox3/plugins/

E pronto!

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757