[FUG-BR] [OFF] Quota em disco

Celso Viana celso.vianna em gmail.com
Quarta Dezembro 9 13:44:25 BRST 2009

2009/12/9 Sendoh Takeshi <sendoh.takeshi at gmail.com>:
> Wanderson, ainda não tentei... pelo que tinha lido no handbook não dizia
> nada sobre as partições e diretórios que não estavam no fstab, até pensei
> que seria inserido manualmente, mas como não vi nada a respeito, resolvi
> perguntar antes de tentar. Vou testar aqui.
>
> Celso, como eu disse anteriormente, o /home foi criado manualmente.
> Logo após a instalação, esse link simbólico que vem na instalação padrão foi
> deletado (e depois feito o mkdir home dentro do /)

Sendoh,

Acho que você não entendeu... quando disse que o "/home" numa
instalação "default" é um link para "/usr/home" e que você deveria
aplicar as quotas em "/usr", era pra você perceber que quotas são
aplicadas em "partições" (me corrijam se estiver errado) e não em
diretórios. Então se você tiver espaço "não particionado" no HD, crie
uma nova partição e adicione ela no fstab, acrescentando as opções de
quota (por user ou group). Do jeito que você fez(criando o diretório
"/home"), vai ter que definir as quotas na partição "/", normalmente
"/dev/ad0s1a" (para discos ATA).

--
Celso Vianna
BSD User: 51318