[FUG-BR] FreeBSD embarcado

Nenhum_de_Nos matheus em eternamente.info
Quarta Dezembro 9 22:54:02 BRST 2009

On Wed, 9 Dec 2009 21:13:27 -0200
"Luiz Otavio O Souza" <lists.br em gmail.com> wrote:

> hail!
>
> RouterStation! da ubiquiti, mas você provavelmente vai precisar de algum
> tipo de armazenamento usb externo (HD, memory stick) para expandir a
> capacidade da memória flash da placa: 16MB.
>
> Existem duas versões de placas a comum e a "pro":
>
> http://wiki.ubnt.com/wiki/index.php/RouterStation
> http://wiki.ubnt.com/wiki/index.php/RouterStation_Pro
> http://wiki.freebsd.org/FreeBSD/mips/UBNT-RouterStation
> http://wiki.freebsd.org/FreeBSD/mips/UBNT-RouterStationPro
>
> Sempre tem alguem vendendo no mercado livre e lá fora custa barato (+-US$70
> [...]

antes de mais nada agradeço todos que compartilharam experiencias :)

Welkson, conheço a linha Alix e de fama as wrap da pcengines. me parece muito massa mesmo (pena que não pensava assim há um ano e um mês quando mirei um atom na beira do dólar pipocando - não comprei nenhum). meu problema com eles é o preço. um WRT54G v8 é na casa de R$150. já pensei em importar a Alix 2D3, e depois a 2D13 algumas vezes. a primeira, fiz orçamento e tudo. tava $12X,00 na applianceshop. ia mas abortei, afinal isso é um roteadorzinho para brincar em casa (nerd é fogo hein?!). falei com o povo do cfide (sou de João Pessoa), mas só via site ... saber que é o cara da openline já ajuda, ele tem um provedor bem conhecido e antigo por aqui. mas na página não tem preço, e ter que ficar sempre perguntando é osso. (até pq não preciso, vou comprar quando o preço for bem parecido com o quanto tenho coragem de gastar nisso - o quanto tenho disponível tb vai contar muito). tenho dois mini itx da via com uma placa de rede só onde usei placas usb. mas com FreeBSD 7.X fica ruim (a placa que tenho usb não rola altq e p pfsense num faz altq em nada ). to só esperando sair o pfsense 2.0. tenho já adp cf ide de nb, 4 microdrives (seagate 8gb e hitachi 6gb - não comprem da seagate, simplesmente não funciona com freebsd - mas rola ok com open) e o pfsense dá show neste danado com somente 256mb de ram. agora uma alix ou soekris era mais elegante (soekris é $300 nos eua, $400 com envio ... R$1200 com impostos :( ).

Edgar, interessante mas como estou procurando algo em faixa de preço inferior. e acho que 128MB de ram roda pfsense meio precário. gostaria mesmo era da soekris de 512MB net5501-70 hehehe mas é sonho. por isso to indo para arm ou similar. um linksys de R$150 já faz isso ... na pior das hipóteses uso o danado do dd-wrt. é bonzinho o rapaz :)

Luiz, muuuito massa ! http://wiki.freebsd.org/FreeBSD/mips/UBNT-RouterStation, no final fala de um appliance da dlink. to criando coragem ! vi fora numa loja por $89. e colocar disco usb é fácil e não sai caro não. que massa :) se eu tiver coragem e tempo poderia até fazer uma armenga para ter pfsense nele ;) (eita sonho!).

gostei muito das dicas. obrigado mesmo pessoal ... vamos ver se acho este dlink, e arrumo coisa pra fazer no fim de ano :)

mais adições à conversa são obviamente muito bem vindas :)

matheus

--
We will call you Cygnus,
The God of balance you shall be