[FUG-BR] FreeBSD embarcado

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quinta Dezembro 10 10:34:49 BRST 2009

> Luiz, muuuito massa !
> http://wiki.freebsd.org/FreeBSD/mips/UBNT-RouterStation, no final fala de
> um appliance da dlink. to criando coragem ! vi fora numa loja por $89. e
> colocar disco usb é fácil e não sai caro não. que massa :) se eu tiver
> coragem e tempo poderia até fazer uma armenga para ter pfsense nele ;)
> (eita sonho!).

Matheus,

Só tenha algum cuidado... o Dlink DIR-615 rev. C não é suportado... ele é
apenas citado pois utiliza um processador que é o "primo" do processador da
routerstation.

Se você quiser alguma coisa "pronta" veja se você não acha um NSLU2 da
Linksys que é devidamente suportado (http://en.wikipedia.org/wiki/NSLU2):

http://wiki.freebsd.org/FreeBSDSlug

Esse já tem até kernel pronto no FreeBSD (pode procurar no seu CD do Release
8):

http://svn.freebsd.org/viewvc/base/releng/8.0/sys/arm/conf/NSLU?view=markup

Estão vendendo (aqui no Brasil) um tal de AP Krazer que custa em média
R$90~140 que tenho quase certeza que roda o FreeBSD, o problema é o espaço
na flash (as vezes 4 ou 8 MB), sem USB, sem serial - tem que soldar na
placa, sem bootloader - pelo menos eu não tenho essa informação.

Esse tipo de hardware simplesmente não rola... só o kernel que tenho aqui
(generic com ipfw, dummynet, bridge, divert e mais alguns detalhes) tem 5MB.

Acho que para nós brasileiros, as melhores opções serão as routerboards
(mikrotik) devido a disponibilidade, preço e recursos (serial, pci, várias
ethernets e alguns modelos com usb), felizmente o suporte para esse hardware
também será feito aqui no Brasil.

[]'s
Luiz