[FUG-BR] Trocar SUSE por FreeBSD

Helio Loureiro helio em loureiro.eng.br
Terça Dezembro 22 12:16:07 BRST 2009

> Tenho um servidor DELL Power Edge DELL Power Edge NF500 Core Xeon
> Processor 5110, 1.60GHz com 2 Gb de memória e atualmente seu SO é Suse
> Enterprise 10 SP2 64 bits com 6 HDs de 300Gb de 10K rpm com Raid10 PERC6.
> Essa máquina é um file server o qual terei que refazê-la no começo do
> próximo ano para refazer o Raid.
> Pergunto: vocês acreditam que teria acrescimo de performace se colocasse
> FreeBSD 8.0 64 bits com file system UFS ou ZFS?  Atualmente o file
> system é EXT3. Claro, isso se o FreeBSD reconhecer o hardware....   =P

Eu fiz o contrário e migrei de FreeBSD para Suse no meu laptop.  Mas
foi no laptop e foi mais por conta de exigência da empresa (era isso
ou passar a usar Windows, então melhor o Suse).

Diferenças que notei:

   - Gerenciamento de memória no Linux continua um lixo.  Ponto pro BSD.
   - To usando reiser no filesystem, que pra operações massivas é mais
lento que o BSD, mas tem suporte à journalling.  Ponto pro Linux
(prefiro integridade que desempenho).
   - Aplicativos rodam nativamente mais fácil no linux: flash, chrome
browser, adobe air.  Ponto pro Linux.
   - Gerenciamento de pendrives e outras mídias removíveis mais
facilmente no Linux.  Ponto pro Linux.
   - Hibernação funciona corretamente no Linux, assim como outras
funções do ACPI.  Ponto pro Linux.
   - Gerenciamento de pacotes com zypper até funciona, mas deixa muito
à desejar em performance, número de pacotes, e atualizações.  Ainda
mais pra quem tá acostumado com ports.  Ponto pro BSD.
   - Suse tem um zilhão de sub-scripts internos pra fazer o sistema
subir e manter atualizado.  Traduzindo: se vc mudar alguma coisa,
incluir um novo arquivo pra Start/Stop, sua vida vira um inferno.
Ponto pro BSD.
   - Instalei meu home com crypto device nativo do Linux.  Uma baba.
Ponto pro Linux.
   - Documentação no opensuse.org é patética.  Pra poder ler a
documentação no site do Suse, precisa ter comprado a licença.  Ponto
pro BSD.
   - Linux continua carregando um zilhão de coisas inúteis no boot.
Tentar removê-los, é uma tarefa hérculea e que geralmente pode te
levar a um crash.  Ponto pro BSD.
   - Pra desligar o Linux, vc fica parado em processos idiotas como
"hald", aguardando indefinidamente.  Ponto pro BSD (send TERM for
all).
   - Minha placa de wirelles, uma intel 3945ABG, funciona mto melhor
no Linux, inclusive em relação sinal/ruído.  Ponto pro Linux.
   - Invariavelmente o sistema simplesmente "congela", tipo windows
mesmo.  Acho que é isso que se referem quando dizem que Linux é mais
_user_friendly_.  Ponto pro BSD.

Essa é uma visão bem por cima da coisa.  To usando Linux mesmo por
necessidade.  No seu caso, eu optaria sim pelo FreeBSD com ZFS, pois
pra fazer o mesmo em Linux, vc tem de partir para LVM.  Já o ZFS, tem
isso nativamente.

--
[]´s
Helio Loureiro