[FUG-BR] OT: Drop Port Scanners

Trober trober em trober.com
Sexta Dezembro 25 19:32:55 BRST 2009

> Boa tarde.
>
> Uma boa partida é consultar a documentação do Nmap e obter as sequências
> de
> opções e flags tcp usadas pelo scanner. Alterar o ttl ip do seu OS, o uso
> da
> opção  tcp_drop_synfin="YES". Não sei quais consequências essa última
> opção
> pode causar.
>
> De uma olhada no histórico da lista, tem muitas dicas e várias regras de
> firewall como exemplo.
> Sobre a tradução desse exemplo de regras, você pode consultar o link [1]
> [...]

Complementando a mensagem anterior, o uso de tcp_drop_synfin="YES" não é
aconselhado para servidores rodando serviços web, já que, por questão de
desempenho, não ocorre a negociação "three-way" (SYN, SYN-ACK e ACK).

A consideração também vale caso o servidor não esteja rodando um serviço
web, mas esteja fazendo um redicionamento (NAT) para algum servidor web.

Saudações,

Trober
-
-