[FUG-BR] Segurança PostgreSQL + vpopmail

André Luiz de Souza andresou25 em gmail.com
Terça Dezembro 29 07:34:55 BRST 2009

2009/12/28 Paulo Henrique <paulo.rddck em bsd.com.br>

> [...]
> Webmail: Squirrelmail
>
> E entre as documentações encontrei a seguinte infomação.
>
> You should not permit end-users to have shell access to this server.
> PostgreSQL by default allows any local user to access any database on
> the server. You can certainly tighten the security of the default
> PostgreSQL installation, but it is pretty much futile considering that
> vpopmail stores the PostgresSQL login/pass in the "libvpopmail.a"
> file. It is straightforward for any knowledgeable local user to be
> able to extract the user/pass from this file

Penso que este texto está fazendo referência à configuração do
pg_hba.conf, onde por padrão vem com uma linha parecida:
"
# TYPE  DATABASE    USER        CIDR-ADDRESS          METHOD
host    all         all         127.0.0.1/32          trust
"

ou

"
# TYPE  DATABASE    USER        CIDR-ADDRESS          METHOD
local   all         all                               trust
"

Para ajudar a melhorar a segurança, a palavra "trust" no final da
linha deveria ser trocada por outro método de autenticação, como "md5"
por exemplo.

Tem mais opções documentadas em
http://www.postgresql.org/docs/8.4/interactive/auth-pg-hba-conf.html