[FUG-BR] FreeBSD + VMWare ESXi

Quarta Dezembro 30 14:00:55 BRST 2009

Enio Marconcini escreveu:
> opa Welkson obrigado pelos esclarecimentos
>
> eu estou meio que perdido pois nunca me passou pela cabeça o fato de criar
> servidores virtualizados, sempre preferi a moda "antiga" mas vejo que em
> muitos casos dependendo da capacidade do hardware, compensa virtualizar
>
> diz ae, esse ESXi4 é free? eu vi no site do VMWare alguma coisa dizedo que é
> free sei la?
> como fica o suporte da Dell perante um ambiente desse tipo?
>
> abraço

O ESXi é homologado pela Dell.... tem muita documentação no site
deles... quanto ao suporte por telefone, consegui algumas dicas depois
de muita insistência, pois segundo eles tem um "suporte premium" para
esse tipo de ambiente ($$$$$).

Mas no restante é muito simples de instalar... só apanhei para entender
sobre o tal "vib" de OpenManage...

O OpenManage no Windows e Linux é bem simples, você roda o instalador,
ele cria os serviços, etc.. e monta o servidor web (Tomcat)... já no
caso do ESX esse servidor web NÃO É instalado! É instalado um plugin
(vib), que monitora a máquina e envia essas informações para uma OUTRA
máquina onde está instalado o OpenManage Administrator (que pode ser um
terminal com Windows, ou Linux mesmo).

Hoje quando preciso ver o estado da máquina com ESX, eu acesso o
OpenManage que está em uma máquina com Windows 2003 Server, informo o IP
do ESX, User/Senha, e a página é carregada com todos os detalhes do
hardware.

Quanto a instalação dos guests (máquinas virtuais), pelo Windows você
instala o VMWARE vSphere Client, configura o acesso ao ESX, e o restante
é bem parecido com o VMWARE Workstation (cria nova máquina, especifica
qual sistema operacional vai instalar, quantidade de memória,
processador, disco, placas de rede, etc).

Qualquer dúvida posta na lista que iremos a ajudar.

Forte abraço,

--
Welkson Renny de Medeiros
Desenvolvimento / Gerência de Redes