[FUG-BR] OFF: Noticia do UOL (troca de porta padrao SMTP)

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quinta Dezembro 31 17:43:35 BRST 2009

2009/12/31 irado furioso com tudo <irado at bsd.com.br>:
> Em Thu, 31 Dec 2009 03:00:49 -0800 (PST)
> Fabio <binho62 at yahoo.com.br>, conhecido consumidor de drogas (BigMac's

> isso já está rolando há alguns dias na lista postfix-br e apenas PARECE
> notícia assustadora, mas não é bem assim.
>
> a comunicação entre servidores VÁLIDOS continua sendo feita pela porta
> 25, ou seja, de MTA pra MTA nada se altera. Ficam valendo os anti-spam,
> anti(monte de coisas), spf e etc, como é normal.
>
> porém - e aqui é que vai essa ação - os usuários NÃO vão conseguir mais
> conexão direta na porta 25 (EuTôLoko, Thunderbird, mercury, etc), ou
> [...]

Mais do que certo, IMHO, separar as portas para os emails
entregues de outros servidores e dos usuários autenticados
já uma política que eu tenho adotado há um bom tempo, assim
as senhas não trafegam abertas, e só sob SSL.

--
Renato Botelho