[FUG-BR] [Off-Topic] diferenças entre FreeNAS e FreeBSD

Luiz Otavio O Souza luiz em visualconnect.com.br
Domingo Fevereiro 1 09:19:47 BRST 2009

> É  a mesma questao que debato e ateh hj nao tive resposta:
> No mesmo hardware (tanto pc ou routerboard) com a mesma placa pci
> wireless, o que eh melhor: FreeBSD tunado na unha, ou o mikrotik???
> E nao vale dizer q o mikrotik eh melhor pq tem a interface winbox pra
> administrar.

Mario,

Na época que foi lançado o driver ath no FreeBSD (na época do 5.x migrando
para o 6.x) eu tentei montar um backbone na cidade para um amigo (dono de um
ISP).

Eu trabalhei muito e fiz todos os testes e alterações ao meu alcance (testei
versões novas do ath_hal, alterei o slot time, alterei a forma como o driver
trabalhava - interrupções, voltei o driver para o giant lock - isso resolveu
vários panics na época), mas nunca (na época) conseguimos grandes taxas a
mais de 1.5Km (~1 milha). Em testes de laboratório (bancada) o driver era
capaz de atingir 100% da banda.

Na mesma época o mikrotik já fornecia um driver completamente funcional para
as atheros, ou seja, eles tem um desenvolvimento a parte, fechado e mantem
seus próprios drivers e várias funcionalidades diferentes.

Eu não estou defendendo o mikrotik (não uso, nunca usei, mas já procurei me
informar), mas acho que tem espaço pra todo tipo de solução (abertas e
pagas/comerciais).

O problema é que ninguem quer pagar nada por software "livre", a empresa
troca tudo por mikrotik, mas não investe um real no desenvolvimento/correção
do open-source.

Gente software aberto, open-source ou seja lá o que for NÃO é de graça,
existe um custo (muilto alto por sinal) para se manter o software disponivel
para todos nós, então sempre que possível mudem essa idéia dos usuários
finais/clientes para que possamos promover e melhorar todos os softwares que
fazem nossa vida mais fácil, sem falar no valor dos profissionais que atuam
com softwares livres :)

[]'s
Luiz