[FUG-BR] [Off-Topic] diferenças entre FreeNAS e FreeBSD

Otacílio de Araújo Ramos Neto otacilio.neto em ee.ufcg.edu.br
Domingo Fevereiro 1 10:15:57 BRST 2009

2009/2/1 Luiz Otavio O Souza <luiz em visualconnect.com.br>:

> Mario,
>
> Na época que foi lançado o driver ath no FreeBSD (na época do 5.x migrando
> para o 6.x) eu tentei montar um backbone na cidade para um amigo (dono de um
> ISP).
>
> Eu trabalhei muito e fiz todos os testes e alterações ao meu alcance (testei
> versões novas do ath_hal, alterei o slot time, alterei a forma como o driver
> trabalhava - interrupções, voltei o driver para o giant lock - isso resolveu
> vários panics na época), mas nunca (na época) conseguimos grandes taxas a
> [...]

Exatamente!!!
Onde não tem dinheiro a coisa vai ficar sempre correndo atrás.
Desenvolver software custa e custa caro!
É só você pensar nas horas gastas por cada profissional muitíssimo
competente para escrever o software.
Não dá para ficar a vida toda só escrevendo software por "amor". Chega
um momento na vida que é neces-
sário uma fonte de renda para sobreviver. Eu preciso de uma fonte de
renda para sobreviver. Essa fonte de
renda precisa da dedicação do meu tempo para  me pagar. Tenho certeza
que com quase todo o mundo
acontece a mesma coisa, inclusive os desenvolvedores de "Open Source".
Gostaria de poder ajudar esse
pessoal mas como não tenho tempo vai ter que ser com dinheiro mesmo.
Este ano vou adotar um "Gnome Hacker"
e fazer a minha doação para a FreeBSD Fundation.