[FUG-BR] RES: Placa rocketRaid

Luiz Otavio O Souza luiz em visualconnect.com.br
Terça Fevereiro 3 11:13:34 BRST 2009

> O disco é SAS, mas o cabo é normal..

Eu desligaria apenas a energia do disco, como no caso do SAS cada disco tem
seu próprio canal de i/o, mesmo o disco permanecendo conectado no canal não
trará problemas aos outros discos (diferente do IDE, onde um disco sem
energia plugado no mesmo barramento que outro, pode prejudicar e até evitar
o funcionamento do disco online).

Provavelmente seu disco SAS é hotswap, a duvida talvez seja a controladora
ou mesmo as conexões (seu gabinete não tem um back plate para hotswap).

Se você quiser evitar problemas, desligue seu servidor, remova um disco e
ligue novamente o servidor (não é o melhor teste, mas lhe dará uma boa idéia
do que pode acontecer quando seu disco resolver tirar férias).

Eu já vi (um) caso de um diretor chegar com uma visita para mostrar os
servidores da empresa e para demonstrar a capacidade contra falha do
sistema, removeu um disco do raid do servidor em pleno horario comercial...
2000 pontos de call center ficaram parados por quase uma hora... e pra sorte
de todos os envolvidos nesse episódio o servidor apenas "travou" não houve
perda dos dados no raid (mas o SO teve que fazer sua verificação de rotina
depois da travada do servidor - o que levou um bommmm tempo).

Embora funcionem muito bem todos esses hardwares de raid (eu gosto de testar
durante a instalação do SO), não arrisco muitos testes em produção (em time
que esta ganhando...).

Também é "normal" hds de alta performance apresentarem problemas no 3
primeiros meses, portanto fique atento. Aqui de 4 servidores HP instalados
numa certa ocasião, dois precisaram ter um dos seus HDs substituitos. A
parte boa é que você chega, o HD esta vermelho, você olha pela janela e esta
todo mundo trabalhando.

[]'s
Luiz
PS: Outro dia um desses servidores HP estava indicando um falha interna. Fui
verificar, dentro havia outro led indicando que se tratava de memória e
havia ainda outro led que me dizia em qual banco estava o problema (um led
por banco de memória) e novamente todo mundo trabalhando feliz. Nessas horas
eu fico muito feliz que meus clientes entendam a necessidade de se investir
em bons hardwares.