[FUG-BR] RES: RES: Placa rocketRaid

Terça Fevereiro 3 12:00:22 BRST 2009

> Provavelmente seu disco SAS é hotswap, a duvida talvez seja a
> controladora
> ou mesmo as conexões (seu gabinete não tem um back plate para hotswap).

Exato, o gabinete é um Dell padrão, que demos uma 'sobrevida' usando SAS.

> Se você quiser evitar problemas, desligue seu servidor, remova um disco
> ligue novamente o servidor (não é o melhor teste, mas lhe dará uma boa
> idéia
> do que pode acontecer quando seu disco resolver tirar férias).

É o que pensei em fazer, o medo não é o driver não suportar, mas sim a parte
física dos conectores não estar preparada para este uso. Para mim seria o
mesmo que dar um 'sync' em um floppy e removê-lo.. o freebsd suporta, mas
com certeza algo vai dar errado :-)

> [...]
> servidores da empresa e para demonstrar a capacidade contra falha do
> sistema, removeu um disco do raid do servidor em pleno horario
> comercial...
> 2000 pontos de call center ficaram parados por quase uma hora... e pra
> sorte
> de todos os envolvidos nesse episódio o servidor apenas "travou" não
> houve
> perda dos dados no raid (mas o SO teve que fazer sua verificação de
> rotina
> depois da travada do servidor - o que levou um bommmm tempo).

Tem gente que gosta de trabalhar com emoção... eu já vi um esperto remover 2
discos hotswap do RAID5, um era a paridade.. no preciso falar o que
aconteceu NE?

> []'s
> Luiz
> PS: Outro dia um desses servidores HP estava indicando um falha
> interna. Fui
> verificar, dentro havia outro led indicando que se tratava de memória e
> havia ainda outro led que me dizia em qual banco estava o problema (um
> led
> por banco de memória) e novamente todo mundo trabalhando feliz. Nessas
> horas
> eu fico muito feliz que meus clientes entendam a necessidade de se
> [...]

Com certeza, o tempo de parada diminui tanto que o custo da Mao de obra e
problemas pagam o investimento :)