[FUG-BR] RES: RES: RES: RES: Placa rocketRaid

Luiz Otavio O Souza luiz em visualconnect.com.br
Terça Fevereiro 3 11:23:03 BRST 2009

> é sata  o cabo de força tem o pino laranja em conjunto com o amarelo
> preto e vermelho tem propriedades de hot swap
>
> verifique se a sua controladora tem suporte a hot swap se tiver
> ative  e efetue testes. removendo o cabo sata do hd

William,

Provavelmente essa conexão só estará disponível se ele tem uma fonte com
saída para sata, no caso de adaptadores, não há nada mais que terra, +5V e
+12V (a partir dos conectores para HD/CD).

O laranja normalmente é utilizado para +3.3V, mas poderia ser algum tipo de
power good para os hds (realmente não sei).

O segredo do hot swap esta nos conectores, existem conexões que são feitas
mais longas do que as outras, assim na conexão do cabo essas conexões mais
longas são as primeiras a funcionar e normalmente transmitem a energia para
o sistema (assim ele pode ligar e inicializar a sua cpu antes das conexões
lógicas serem efetuadas). De qualquer maneira é preciso haver um suporte da
parte lógica para lidar com essa situação (dispositivo pode ser
adicionado/removido a quente).

O mesmo acontece com o USB (pode reparar que existe duas conexões mais
longas e duas mais curtas), o dispositivo primeiro recebe a energia e só
depois a parte lógica é conectada.

[]'s
Luiz