[FUG-BR] Virtualização

Terça Fevereiro 3 17:14:44 BRST 2009

Thiago Rocha escreveu:
> FreeBSD como host, ainda é um desejo.
> Utilizo Linux (Debian) como host e VMwware virtualizando
> FreeBSD/Linux/Windows, atende as minhas necessidades.
>
> Se você tiver máquinas com discos SAS pode usar o Vmware ESXi (se não tiver
> SAS poder usar de recursos alternativos para instalar o ESXi -
> http://www.vm-help.com)

Bom se você deseja algo digamos Custo/Beneficio, o Xen Server é por mim
a melhor opção, suporta paravirtualização para muitos sistemas, entre
eles FreeBSD, NetBSD, OpenBSD*, Solaris, OpenSolaris, GNU/Hurd, Plan9,
Linux, e alguns outros, e Totalmente Virtualizado com ultilização de VT
disponiveis em processadores, C2D, Xeon e Pentium D, permite instalar
qualquer outro sistema com virtualização completa do hardware para o
sistema hospedado.
Ele possui suporte e uma comunidade destinada a suporte e melhoramento
no desenvolvimento, alem de contar com muitos outros recursos que tal
solução disponibiliza.
Contudo, se deseja algo para testar e tirar suas próprias conclusões,
com utilização de virtualização de BSD sobre BSD, então a utilização do
NetBSD como DOM0 e FreeBSD, OpenBSD e creio que o DarwinBSD também
suporte trabalhar como DOMU, Testei a dobradinha NetBSD+FreeBSD com Xen
3.0, já faz  5 meses, contudo não possuo maquina suficiente para obter
uma performace satisfatória com virtualização para uso em desktop, (
Celeron D 315 S478/ 1Gb DDR400 P3200 Dual Channel/ D865Perl/ GeForce
FX5500 256/128, 400Gb Sata1 Seagate Barracuda 7200) Observação, o driver
da Nvidia não funciona corretamente tem que se utilizar o driver do X
para funcionar, tanto no FreeBSD como DOMU e caso esteja com o Linux
como DOM0 o driver da Nvidia não funciona também, gera erro de alocação
de memória.

Bom é um pouco da minha experiência com o Xen com BSD e Linux, não
aconselho o uso do Xen com processadores AMD, as duas oportunidades que
tive o desempenho deles se mostrou questionavél.

Abraços e espero que tenha ajudado.