[FUG-BR] mantendo o relogio sincronizado

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Fevereiro 4 16:07:17 BRST 2009

2009/2/4  <irado at vfemail.net>:

> o uso do ntpd NO BOOT é bem claro; contudo, em máquina que NÃO VAI
> ficar "de boot" a cada momento - servidores estão nesse caso - pra mim
> a coisa não ficou esclarecida. Pesquisando por aí, encontrei uma
> informação para manter o sincronismo do relogio:

> link:
>
> bem.. então, devo entender que o "yes" em rc.conf manterá o
> sincronismo do relogio (ativando-se o "480.status-ntpd" no
> periodic/daily, suponho)
>
> é isso ou nada disso?
>
> Se eu estiver equivocado, então:

> [...]

Falae Irado,

Então, o ntpd é um servidor de hora, normalmente não queremos que
todos os nossos servers sejam servidores de hora, além disso, não sei
como anda isso hoje em dia, mas me lembro que antigamente o ntpd
tinha uma desvantagem, que era não conseguir sincronizar a hora
quando a diferença era muito grande, tanto que em vários ambientes
se rodava um ntpdate antes de startar o ntpd.

Já o ntpdate é um processo "cliente" que se conecta a um servidor
ntpd e sincroniza a data da máquina, portanto, creio que o mais
simples seja colocar um ntpdate pra rodar no cron.

[]s
--
Renato Botelho