[FUG-BR] mantendo o relogio sincronizado

Marcelo Gardini do Amaral mgardini em gmail.com
Quarta Fevereiro 4 16:42:50 BRST 2009

> Falae Irado,
>
> Então, o ntpd é um servidor de hora, normalmente não queremos que
> todos os nossos servers sejam servidores de hora, além disso, não sei

Depende de como você configura.

> como anda isso hoje em dia, mas me lembro que antigamente o ntpd
> tinha uma desvantagem, que era não conseguir sincronizar a hora
> quando a diferença era muito grande, tanto que em vários ambientes

Não é uma desvantagem, é por causa do algoritmo de consultas e
amostras do protocolo. Ele funciona assim. Usa-se primeiro o ntpdate
para "tirar o atraso" (no boot) e depois o ntpd para manter o relógio
sempre sincronizado.

> se rodava um ntpdate antes de startar o ntpd.
>
> Já o ntpdate é um processo "cliente" que se conecta a um servidor
> ntpd e sincroniza a data da máquina, portanto, creio que o mais
> simples seja colocar um ntpdate pra rodar no cron.

Na hora de você analizar e associar logs de servidores diferentes é
importante que a hora seja exatamente a mesma. Só com o NTP você
consegue boa precisão.

--
Marcelo Gardini do Amaral