[FUG-BR] Servidor de Produção X Servidor de "Testes"

irado furioso com tudo irado em vfemail.net
Quinta Fevereiro 5 08:52:05 BRST 2009

Em Wed, 4 Feb 2009 16:41:03 -0800 (PST)
Fabio <binho62 em yahoo.com.br>, conhecido consumidor de drogas (BigMac's
com Coke) escreveu:

> Tenho um servidor de internet na empresa e estou "montando" um outro
> servidor para 'brincar', (para aprender) , e gostaria de configurar o
> DNS, DHCP, Gateway e Firewall.

se é um servidor, NÃO É sua estação, ou seja, supostametne vc tem um
deskitópi MAIS essa pra se distrair. O que eu, habitualmente faço, é o
seguinte:

uma placa 'olha' para a rede da empresa, a outra 'olha' para rede
inteiramente diferente, digamos assim:

sua empresa usa 192.168.1.0/24 --> sua primeira placa de rede será um
numero qualquer NESSA REDE.

a outra placa de rede será (por exemplo) 192.168.11.1, ficando na rede
192.168.11.0/24.

supondo-se que ambas as máquinas estejam na sua mesa (e adjacencias),
tá facil: vc liga essas maquinas entre si com um cabo cross e tá
pronto, pode se divertir à vontade.

se vc for ligar as máquinas via switch e houver um servidor dhcp
OFICIAL na rede.. bem, aí é melhor NÃO brincar muito com o dhcp,
estabeleça ip's fixos.

--
saudações,
irado furioso com tudo