[FUG-BR] Atualização do PERL. Cuidado.

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Sexta Fevereiro 6 14:34:31 BRST 2009

2009/2/6 Joao Rocha Braga Filho <goffredo at gmail.com>:

> O exim recebia os e-mails mas não entregava, nem localmente
> nem remotamente. Quando reiniciei o exim deu nisto:
>
> root:mailhost[478] /usr/local/etc/rc.d/exim.sh stop
> Stopping exim.
> root:mailhost[479] /usr/local/etc/rc.d/exim.sh start
> Starting exim.
> /libexec/ld-elf.so.1: Shared object "libperl.so" not found, required by "exim"
> root:mailhost[480] /usr/local/etc/rc.d/exim.sh stop
> exim not running? (check /var/run/exim.pid).
> root:mailhost[481] find /usr/ -name 'libperl.so*' -print
> /usr/local/lib/perl5/5.8.9/mach/CORE/libperl.so
> [...]

João,

Foi exatamente isso que aconteceu, como era previsto,
a solução está presente no /usr/ports/UPDATING

20090113:
  AFFECTS: users of lang/perl5.8
  AUTHOR: skv at FreeBSD.org

  lang/perl5.8 has been updated to 5.8.9. You should update everything
  depending on perl. The easiest way to do that is to use
  perl-after-upgrade script supplied with lang/perl5.8. Please see
  its manual page for details.

Esse software perl-after-upgrade foi escrito para que
quando o perl for atualizado não precisemos recompilar
todos os binários que dependem do perl, ele faz todo o
trabalho pra você, inclusive altera arquivos binários sem
necessidade de compilação, é bem eficiente.

No man perl-after-upgrade tem todos os passos que devem
ser seguidos, para evitar problemas futuros aconselho que
você o execute no seu equipamento para ter certeza que não
sobrou nada.

Fica a velha recomendaçào, *nunca* faça atualizações sem
ler o UPDATING.

--
Renato Botelho