[FUG-BR] RES: Powered PPPoE

Luiz Otavio O Souza luiz em visualconnect.com.br
Quinta Fevereiro 19 09:20:42 BRT 2009

> Marcio e Renato
>
> Obrigado pelas resposta.
> Assumi essa empresa como administrador de redes a uma semana e olha como o
> antigo administrador fazia as coisas a rede é uma grande rede mesmo em que
> os usuários não tem nenhum tipo de autenticação, por exemplo todos estão
> em
> IPs válidos separados em classes Cs cada classe suporte 254 clientes então
> ia crescendo assim  todos clientes com mascara 255.255.255.0 um gateway so
> de saida.
> [...]

Luís,

Fora os detalhes de implementação que o pessoal já comentou, a parte tecnica
funciona muito bem.

Você tem suporte a todo tipo de autenticação (LDAP, SQL, etc, etc) via
radius, controle de banda, controle por mac address, controle por volume, IP
fixo, IP dinâmico, enfim tudo que você pode precisar para controlar as
conexões do seu provedor.

Outra vantagem é o aproveitamento dos IPs, já que você não precisa criar
classes para fazer o p-t-p, cada cliente vai utilizar apenas um IP.

Eu tive contato com algumas pessoas que utilizam com muito sucesso
concentradores PPPoE em FreeBSD com mais de 2000 usuários simultâneos (um
tanto alto para tudo que eu já tinha visto em termos de PPPoE).

Eu fiquei de montar um concentrador desses (com o setup indicado) para fazer
alguns testes, mas... pra variar.... ENOTIME again...

[]'s
Luiz