[FUG-BR] RES: RES: Powered PPPoE

Quinta Fevereiro 19 07:21:04 BRT 2009

Luís,

Você pode colocar nos AP que atendem os clientes Mikrotik por exemplo e nele
fazer filtro de protocolos não TCP/IP. Ou verificar se o Rádio suporta
filtro em bridge, paliativamente até botar a casa em ordem.
Quanto a cliente ficar com IP válido, já falei aqui anteriormente, não acho
legal NAT para usuário doméstico, tem muito serviço na Internet que eles
usam que com NAT a qualidade cai, como 4shared que tem quota diária por IP,
salas de bate papo que limitam conexões do mesmo IP e por aí vai.

De inicio você já pode também fazer uma regra IPFW que só libera os IP de
clientes que assinam o ISP e atrelá-lo ao MAC. Assim evita gatos e caso o
cliente mude de IP, não conseguirá navegar.

Quanto aos vírus, aí só trazendo o controle mais perto do AP do cliente como
disse acima. Não adianta muito fazer filtro no firewall, se o problema é
vírus que age atacando entre os clientes /24 e deteriora a rede wireless.
:-/

Mas como você disse que a rede sempre cai, se você não resolver isto antes,
PPPoE vai ser um transtorno, afinal ele usa broadcast!

Sucesso neste novo desafio e qualquer dúvida poste aqui na lista.

Abraços