[FUG-BR] qmail-ldap e badrcptto

Fernando Buzon Macedo fernando em bebedouro.sp.gov.br
Quinta Julho 2 15:51:47 BRT 2009

Obrigado pela atenção.
No meu firewall eu faço anti-spoof para o endereço de loopback da
seguinte forma:

${fwcmd} add 2 allow all from any to any via lo0
${fwcmd} add 3 deny all from 127.0.0.0/8 to any

também faço anti-spoof para as minhas redes internas...

Eu fiz uma regra de log no firewall pra ver quem estava chegando na
porta 25.
E quando faço o test de open relay (www.antispam-ufrj.pads.ufrj.br)

chega com o ip deles mesmo, no caso esse abaixo:
Jul  2 15:44:59 qmail kernel: ipfw: 1 Accept TCP 146.164.48.5:34719
192.168.1.233:25 in via em0

e ele permite o relay!

No meu caso o FDP que estava usando meu servidor pra enviar spam
sempre vinha com toyotalotterydeparment em yahoo.com.hk
eu coloquei ele no badmailfrom e com o script do Patrick (qmail-
adm.sh) eu apaguei da fila esses emails. até ai tudo bem, só que o meu
servidor continua openrelay! rs

no meu servidor antigo que era com vpopmail, eu lembro perfeitamente
que esse teste nr 10 quem o "bloqueava" era o badrcptto.
que agora não bloqueia mais...

E eu sempre recarregos os serviços quando modifico os arquivos de
control.

Mais uma vez obrigado pela atenção!
Fernando.