[FUG-BR] balanceamento

Quinta Julho 9 08:51:06 BRT 2009

Luiz Otavio O Souza escreveu:

> Gelsimauro,
>
> O FreeBSD-8 possibilita que você adicione duas ou mais rotas default e os
> pacotes serão enviados utilizando "round-robin".
>
> Eu já tenho um servidor pronto para ser instalado com essa configuração, mas
> isso só vai acontecer na semana que vem.
>
> Nessa instalação (2 links IP 1Mb cada, EBT e Telecomica) vou verificar os
> detalhes tipicos desse tipo de instalação e depois posso retornar para a
> lista como isso funciona.
>
> Os exemplos também serão baseados no ipfw.
>
> Abraços,
> Luiz

Interessante Luiz! Lembro de ter visto um artigo sobre o FB8 mas não vi
isso.

Tenho "alguma coisa" com route-to do PF, mas é bem básico.

O chato desse balanceamento com route-to é que se um dos links cair o
round-robin continua mandando pacote para interface... pelo que li e vi
os amigos comentando funciona assim... se bem que não vejo outra forma,
só se ele pingasse o gateway e quando fosse detectado a a falta de
resposta desativasse o envio para esta interface (se bem que gateway
respondendo nem sempre significa internet funcionando =).

Enfim, isso é assunto para os experts em HA =)

Tenham um bom dia!

--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial