[FUG-BR] balanceamento

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quinta Julho 9 09:06:06 BRT 2009

> Múltiplas tabelas de roteamento está disponível desde a versão 7.1 do
> freebsd, porém é necessário compilar o kernel com a opção ROUTETABLES, e
> também deve ser especificado o número de tabelas que o kernel irá
> processar, que são no máximo 16.
>
> # cat /sys/conf/NOTES |grep ROUTETABLES
> options         ROUTETABLES=2           # max 16. 1 is back compatible.

> --
> Atenciosamente,
> Danton Dorati
>
> http://www.freebsdbrasil.com.br
> Telefone/Fax: (31) 3516 0800
> FreeBSD Brasil - FreeBSD Brasil LTDA
> [...]

Bom dia Danton,

Eu não estou falando de multiplas tabelas de roteamento (FIBs) e sim de
multiplas rotas default na mesma tabela !

Eu já uso as FIBs a algum tempo e esse novo servidor vai justamente
substituir um que já funciona via FIB (os dois links já estão balanceados -
dentro das possibilidades das multiplas FIBs).

No FreeBSD-8 você tem o a opção RADIX_MPATH que permite o uso de multiplas
rotas para o mesmo destino (inclusive para o default gateway).

att.,
Luiz