[FUG-BR] balanceamento

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quinta Julho 9 09:39:42 BRT 2009

Luiz Otavio O Souza escreveu:

> Gelsimauro,
>
> O FreeBSD-8 possibilita que você adicione duas ou mais rotas default e os
> pacotes serão enviados utilizando "round-robin".
>
> Eu já tenho um servidor pronto para ser instalado com essa configuração,
> mas
> isso só vai acontecer na semana que vem.
>
> Nessa instalação (2 links IP 1Mb cada, EBT e Telecomica) vou verificar os
> detalhes tipicos desse tipo de instalação e depois posso retornar para a
> lista como isso funciona.
>
> Os exemplos também serão baseados no ipfw.
>
> Abraços,
> [...]

Bom dia Welkson,

Parece que esse é um daqueles recursos sem muita propaganda embora esteja
no -current a bastante tempo (tenho a impressão que os gringos utilizam cada
vez menos esse tipo de "solução" - ele utilizam muito bgp e ipv6 - então
sobra para o 3o mundo testar...).

<history>Eu não encontrei nada a respeito disso na net, tirando alguns
e-mails aqui e ali com pouquissima informação util (para o usuário). Isso
pulou na minha frente enquanto eu tentava entender as FIBs para tentar um
pequena modificação.</history>

O correto para detectar a falha do link via ethernet seria uma ethernet para
cada link e configurar nos equipamentos (você já deve ter visto alguns
dispositivos wireless com essa função) para desabilitar a ethernet no caso
de falta de sinal.

Assim com a ethernet down o pf (e qualquer outro sistema) poderia detectar
que o link esta down e para de enviar dados nesse link.

Infelizmente o link cai e a ethernet fica eu sei... :/

Com as multiplas rotas, um programa externo pode atuar como um router daemon
e marcar a rota como down em caso de pane no uplink (como detectar a falha é
outro problema...).

Sim, (in)felizmente temos muito para avançar nessa area.

[]'s
Luiz