[FUG-BR] Openvpn com TCP ou UDP

Terça Julho 14 08:54:28 BRT 2009

Em Tue, 14 Jul 2009 02:32:14 -0300
Cristina Fernandes Silva <cristinafs.listas em gmail.com>, conhecido
consumidor de drogas (BigMac's com Coke) escreveu:

> Alguem sabe a diferença e se existe problema problem em usar o UDP
> tem algum ganho de performace ou perda ?

simplificando:

TCP é voltado para conexão, ou seja, cada pacote enviado tem seu
recebimento confirmado, então torna-se mais lento do que o UDP, que NÃO
TEM "garantia de entrega", ou seja, são enviados todos os pacotes em
sequencia, sem considerar que possam se perder; se um pacote TCP se
perde no caminho, o destino solicita seu reenvio.

contudo, eu sempre utilizei UDP que (salvo engano) é default do OpenVPN
e outros. Não me aprofundei muito nos aplicativos mas creio que assumem
um modo qualquer de garantir a sequencia correta dos dados enviados via
tunel (e sua integridade).

--
 saudações,
 irado furioso com tudo