[FUG-BR] Openvpn com TCP ou UDP

Terça Julho 14 09:09:43 BRT 2009

irado furioso com tudo escreveu:
> Em Tue, 14 Jul 2009 02:32:14 -0300
> Cristina Fernandes Silva <cristinafs.listas em gmail.com>, conhecido

> simplificando:
>
> TCP é voltado para conexão, ou seja, cada pacote enviado tem seu
> recebimento confirmado, então torna-se mais lento do que o UDP, que NÃO
> TEM "garantia de entrega", ou seja, são enviados todos os pacotes em
> sequencia, sem considerar que possam se perder; se um pacote TCP se
> perde no caminho, o destino solicita seu reenvio.
>
> contudo, eu sempre utilizei UDP que (salvo engano) é default do OpenVPN
> [...]
Sempre usei OpenVPN com UDP... até que um dia precisei trabalhar com
mais de um link, e o ROUTE-TO de protocolos UDP "NÃO FUNCIONA" no PF
(foi discutido bastante aqui na lista).

Eu resumo, mudei para TCP e pensei que iria ficar lento, etc... não
percebi mudança alguma... ficou a mesma coisa... e olhe que uso com
coisa PESADA (replicação de uma base de dados em SQL-Server de quase 50
GB).... hoje estou com 15 clientes de OpenVPN (maioria dos clientes
usando OpenVPN Client no Windows, outros no pfsense, e na matriz FreeBSD 7).

Acredito que o OpenVPN trate essa questão da garantia do envio via
aplicação em caso de UDP.

Abraço,

--
Welkson Renny de Medeiros