[FUG-BR] Qmail - Error em servidor smtpd

Rodrigo Graeff delphusbsd em gmail.com
Quinta Julho 16 12:23:19 BRT 2009

Bruno, se realmente tu tiveres o patch do qmailqueue aplicado e
funcional, apos o comando data seguido de . (ponto), ele irá processar o
armazenamento da mensagem em queue, ou seja, ele ira rodar o modulo de
queue (qmail-queue) ou, no teu caso, o qmail-scanner-queue.pl e este ira
executar suas funcoes ou morrer por um erro qualquer que devera ser
interpretado por ti. O erro comun e aquele que tu ja conehce: Permissao.
e NAO so no qmail-scanner-queue.pl mas todos aqueles que este script
perl ira chamar como: clamd-scan, simscan, qmail-queue e outros (anos
que nao uso o qmail-scanner). O comum eh eles nao terem permissao entre
si, por ex. o simcan nao tem permissao pra rodar o clamd-scanner ou
melhor, se tu usas vpopmail, o usuario que ira rodar tudo sera o
vpopmail, se este nao tiver permissao para rodar o
qmail-scanner-queue.pl, simscan, clamd-scan, qmail-queue entao realmente
tu vai ter um problema bem dificil de resolver.

Eu costumo por esses caras todos no grupo do vpopmail (vchkpw,89). E
conferir os diretorios home usados por cada um pra ver se o grupo pode
fazer uso deles, no caso simscan grava no home dele os e-mails para
fazer o scan do clamav, se um deles tiver com permissao errada, ja vai
dar erro.

Eu nao quero desencorajá-lo a usar o qmail-scanner porem acredito que
este cara ja esta um pouco desatualizado e defasado. Rodar dois scripts
perl em queue se torna um processo lento (qmail-scanner + spamd). Enfim,
cada um sabe o que melhor ira atende-lo.

Abraco,