[FUG-BR] PFSense em máquinas embarcadas (HD Flash)

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Julho 22 14:52:14 BRT 2009

2009/7/22 Welkson Renny de Medeiros <welkson at focusautomacao.com.br>:
> Boa tarde senhores!
>
> A algum tempo já discutimos sobre isso. O HD Flash tem uma vida útil bem
> reduzida (10 mil, ou 10 milhões não me recordo), e NÃO SEI se o pfsense
> na versão "Embeded" otimiza essa questão de leitura e gravação em disco
> (desativa logs, cache, etc, etc).
>
> No cliente só uso openvpn. Nada de squid com cache, etc.... na interface
> web eu desativei a opção de gravar logs.
>
> Mas não sei se ele grava algum outro tipo de arquivo, etc.
>
> Sabem informar alguma coisa?

Sim, o pfSense embarcado monta as partições principais na memória
e deixa a partição de conf como read-only, trocando pra read-write
apenas quando uma conf é alterada.

Os logs são gravados na memória, bootou perdeu, portanto, aconselho
usar o syslog remoto.

Agora o mais importante, a versão embedded do pfSense tem problemas
de atualização e será descontinuada, na versão 1.2.3 já existirão as
imagens baseadas em nanobsd, que poderá ser atualizada sem problemas.

--
Renato Botelho