[FUG-BR] Rede windows server e freebsd

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Domingo Julho 26 11:40:54 BRT 2009

> EU tenho uma rede onde tenho 2 controladores de domínio com wind 2008
> server, que não poderei retirar.
>
>  Porém esta rede possui alguns roteadores em Freebsd dividindo a rede em
> sub-redes. Inclusive tenho subredes com 3 níveis até chegar na subrede
> principal com AD no windows 2008.
>
>  O netbios não está propagando entre as subredes, pois os clientes enviam
> requisições para o broadcast da subrede que não é repassada para a rede
> onde
> está os ADs.
>
>  O roteadores com Freebsd não possuem filtro para broadcast, estes apenas
> [...]

Anderson,

Até onde me lembro isso é problema do windows server da vida, ele não aceita
conexões de ips que estão em outra faixa de ips (ips diferentes dos
configurados em suas interfaces).

Tem um lugar no windows (que eu não consigo me lembrar agora) que você pode
adicionar as subnets que devem ser aceitas (alem daquelas configuradas nas
interfaces de rede).

Pode levar o problema de volta para o pessoal do windows, pois no freebsd só
mesmo fazendo nat =)

Nas versões "modernas" (a partir do 2003) o uso de broadcast é limitado, a
maior parte da rede funciona através do DNS (lá estão as informações sobre
os servidores ldap, global catalogs e tudo mais que o cliente precisa).

Eu rodo algumas redes windows utilizando isc-dhcp + bind (deu trabalho na
primeira vez, mas nunca mais precisei perder tempo debugando problemas do
DNS da MS - o dns estava com os dados no AD que precisa do dns pra
funcionar... bizaro...).

[]'s