[FUG-BR] [off] mudou a internet, mudei eu..

Felippe de Meirelles Motta lippe em FreeBSD.org
Domingo Junho 7 02:07:22 BRT 2009

Grande irado,
Sempre utilizando palavra sábias!

Considero você um dos usuários mais ativos (se não o mais ativo) na lista de
discussão da FUG-BR. Então vai saber bem do que vou falar.

Lembra quantas coisas já planejamos fazer com a iniciativa de alguém ?
BSDDay ? Wiki ? Forum ? Tradução de documentos e do Handbook oficial ?
Artigos/Tutoriais ? E mais um monte que não me recordo neste momento. Sempre
temos pessoas com boas atitudes para propagação do sistema operacional
preferido por nós. Mas o que geralmente acontece ? Outras prioridades nos
atropelam e não conseguimos dar continuidade ao trabalho (voluntário, é
claro).

Qual média de apresentações relativos ao FreeBSD encontramos ao menos nos
principais eventos de SL no Brasil ? Caramba, no CONISLI 2007 foi meu
último, junto com Marcelo Araújo e Daniel Bristot (dois grandes amigos e
profissionais). De lá pra cá não soube de mais apresentações do assunto nos
principais eventos, até que este ano teremos a presença ilustre do Ion-Mihai
Tetcu (FreeBSD Ports Committer) palestrando sobre DSPAM(???) no FISL, poxa,
imediatamente já solicitamos que fizesse também uma relacionada ao FreeBSD.
Apartir dai criamos o BSD Meeting que acontecerá no FISL, contando com uma
boa quantidade de pessoas aqui da lista.

Sabemos do problema crucial de todos, o tempo! Mas em minha mera opinião,
quando tivermos uma frequência de apresentações sobre FreeBSD nestes
eventos, seria uma das melhores formas de propagação do mesmo. Pessoas
competentes para fazer este trabalho temos inúmeras, mas o tempo (ou a
liberação na empresa que trabalhamos) não nos permite realizá-las.

Por um bom tempo, eu conseguia ter um tempo durante os finais de semana para
atualização do portal da FUG e trabalhar no Projeto FreeBSD, e tinha várias
idéias sobre como melhorar o conteúdo (que já é muito bom), inclusive sobre
idéias de wiki, forum, entre outros. De um tempo pra cá, fui encarregado de
maiores responsabilidades na empresa em que trabalho, e isto me tomou tanto
tempo, que aos finais de semana eu não consigo pensar em nada que seja
através do computador, hehe!

Cheguei a pensar em preparar uma apresentação sobre FreeBSD para o FISL
deste ano, talvez sobre as significativas mudanças que tem acontecido no
ports do sistema ou sobre o futuro do FreeBSD. Mas eu vi que a prioridade
hoje era eu realizar um upgrade no meu CV para se adequar aos planos
profissionais que tenho em mente, e estou estudando para tirar 2
certificações antes do FISL. Afinal, agora teremos duas palestras do Itetcu
para presenciar.

Tenho uma lista (TODO) para o que gostaria de fazer em relação ao FreeBSD, e
isto seria uma prioridade em cima de trabalhar em coisas que possam convidar
mais brasileiros ao Projeto FreeBSD, e consequentemente adquirindo novos
adeptos ao sistema. Isto inclue a total tradução do Handook Oficial e do
Porter's Handbook, além de manter o portal da FUG atualizado com uma
frequência maior (ou bem maior, hehe) do que temos hoje. Estas seriam coisas
que eu não falaria, e não falei com ninguém ainda, porque gosto de por a mão
na massa e apresentar o resultado, ao invés de prometer e não saber se vou
poder cumprir.

Temos uma fonte rica de informações, pessoas competentes, e uma lista com
uma reputação boa perante outras que conheço, mas não vou citá-las. Quando
vi o lançamento do livro do Denis Augusto pela Novatec, fiz questão de ir
prestigiá-lo durante seu lançamento na última terça-feira na FNAC e ele se
mostrou surpreso pelo reconhecimento dos visitantes ao trabalho dele. É
disso que precisamos, ele levou 2 anos para fazer o livro, mas fez! Seja
quanto tempo for, temos de nos comprometer um tempo para que coisas que
possam propagar mais sobre o FreeBSD sejam feitas!

Ficam meus 2 cents, um grande abraço e ótimo final de semana à todos!

2009/5/16 irado furioso com tudo <irado em bsd.com.br>

> estava aqui hoje em um momento ocioso e resolvi revisar meu conjunto de
> "bookmarks", coisa que não faço há, pelo menos, uns 3 anos..
>
> sites fechados, ou então defasados, não atualizados há tanto tempo (ou
> quase) quanto os meus "bookmarks"; alguns sites ainda permanecem graças
> mais à teimosia do que a seu tráfego de visitantes. Sem maldade/malicia
> porque quando quero eu sou e pronto: a "culpa" disso é do google que
> consultamos SEMPRE que queremos algo.
>
> Alguém tem lembrança de COMO era a vida antes do google? tinhamos o
> [...]

Att.,

Felippe de Meirelles Motta