[FUG-BR] RES: RES: Cache de P2P

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Segunda Junho 8 10:53:42 BRT 2009

> Exato Luiz, difícil não é, teoricamente. O problema é fazer isto em escala
> de tráfego de ISP e o processamento, afinal abrir a conexão até o L7,
> reempacotar, entregar o arquivo, salvar em disco e etc, o OS tem que estar
> bem otimizado para funcionar de acordo :)
>
> Eu já assisti sobre solução da peerapp, chamado ultraband. Inclusive faz
> cachê de youtube e afins. Eles estiveram na futurecom 2008. É um servidor
> Dell com o  sistema operacional da peerapp rodando. Talvez atenda suas
> necessidades, mas nem tenho idéia de valores.
> [...]

Renato,

Essa é a vantgem de interceptar o acesso ao tracker nos torrents, você não
precisa ficar inspecionando cada conexão do cliente, muito menos reempacotar
nada =)

Você só intercepta e altera as conexões (http) feitas ao tracker no resto
você não precisa mexer.

Isso é feito via proxy http (lusca - squid) e porisso a mesma solução também
faz cache de videos do youtube (na lista do lusca você encontrará algumas
configurações bem interessantes de alguns usuários que fazem o cache de
videos e algumas outras coisas - se não me engano tem um post do Faysal com
alguns exemplos).

Enfim você só precisa dizer para o cliente que esta acessando o tracker que
o único (ou uns dos únicos seeders para aquele arquivo) é o seu cache local.
pronto problema resolvido (nem precisou quebrar criptografia nem nada
disso).

Outro motivo para acreditar que isso não é tão complicado é o uso de um
hardware simples como você citou.

Não se deixe enganar por essa conversa de SO peerapp (você deve ter uma
idéia de quantas pessoas se precisa e de quanto deve custar fazer um SO),
pode ter certeza que não é nada mais que um linux/bsd alterado (existe razão
hoje em dia - tirando os doidos - para se escrever um SO do zero ?).

Abraços,
Luiz