[FUG-BR] PHP dando segfault

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Terça Junho 9 09:09:55 BRT 2009

> Em Tue, 9 Jun 2009 08:23:03 -0300

> normalmente, sim. Cabe um bom stress no hardware APÓS limpeza de
> contatos/slots, essas coisas.

Tiago e Irado,

Normalmente NÃO :)

Esse é o famoso segmentation fault (11) e acontece sempre que você tenta
acessar ou usar uma memória que não esta alocada para você (em programas C
ou outras linguagens que permitem isso).

Coisa do tipo você aloca 10 bytes e tenta escrever 11 ou mais bytes, ou
seja, isso é normalmente um bug e nesse caso acontece sempre no mesmo local
e no freebsd gera um core que da pra você debugar.

Nos casos de defeito de memória o problema acontece aleatoriamente (um
programa executa uma vez e na vez seguinte da o erro), todo e qualquer
programa no sistema pode ser afetado, mesmo os que funcionavam bem.

Um dos melhores testes de hardware que conheço é o make buildworld, a maior
parte dos hardwares com algum tipo de defeito que já vi, não consegue
compilar o sistema.

Sobre a pergunta original do Leonardo, eu tive esse problema no php depois
de compilar o suporte ao postgres (na época tinha que alterar uma opção no
port do client do postgres), não sei se é esse o seu caso. Isso também pode
acontecer se você atualizou seu sistema e modificou alguma lib que é
utilizada pelo php, nesse caso pode ser que você precise recompilar o php e
seus módulos.

Att.,
Luiz