[FUG-BR] Problema com portaudit e portsnap

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Terça Junho 9 17:27:58 BRT 2009

2009/6/9 Cristina Fernandes Silva <cristinafs.listas at gmail.com>:
> me desculpe mas juro que não entendi.. esse arquivo esta dentro
> /usr/share/examples/etc/defaults/periodic.conf e nao tem no
> /etc
>
> dessa maneira ele esta sendo executado normalmente ou somente
> quando eu copiar para /etc ? notei que tem varias opções nesse
> arquivo.

Ok, vamos la,

No /etc/crontab o comando /usr/sbin/periodic é executado através
das seguintes chamadas:

# Perform daily/weekly/monthly maintenance.
1       3       *       *       *       root    periodic daily
15      4       *       *       6       root    periodic weekly
30      5       1       *       *       root    periodic monthly

Esse cara é um shell script, e dentro dele temos o seguinte bloco:

# If possible, check the global system configuration file,
# to see if there are additional dirs to check
if [ -r /etc/defaults/periodic.conf ]; then
    . /etc/defaults/periodic.conf
    source_periodic_confs
fi

Ou seja, ele já carrega o /etc/defaults/periodic.conf

Depois, a função source_periodic_confs lê uma variável, que
por padrão é:

periodic_conf_files="/etc/periodic.conf /etc/periodic.conf.local"

E baseado no seu conteudo carrega as confs, o que eu quis
dizer é, todas essas confs que você se assustou em ver,
são carregadas *sempre* por conta do defaults.

Depois dessa análise, reparei que isso mudou um pouco desde
a última vez que tinah lido o código, portanto, o meu conselho
também mudou.

Ao invés de copiar o arquivo, crie um novo chamado

/etc/periodic.conf.local

e dentro dele adicione a linha

weekly_atualizaports_enable="YES"

Não que isso resulte em algo diferente do que eu havia proposto,
mas, dessa maneira, você não tem que se preocupar quando o
default sofrer alguma alteração, isso será transparente.

Depois nos conte se deu certo
--
Renato Botelho