[FUG-BR] Arquitetura

Ronan Lucio listas em tiper.com.br
Quarta Junho 17 08:28:32 BRT 2009

Olá Pessoal,

Estamos precisando remodelar a arquitetura da nossa infra-estrutura de
uma forma mais "inteligente".

Bem, na prática o que precisamos é fazer com que nossos
servidores suportem um número bem maior de requisições.
Estou pensando em colocar um servidor na frente fazendo cache, com os
servidores de aplicação por trás.

Aqui surge a primeira dúvida: Utilizar Squid reverso ou Apache+mod_cache?
Quais seriam os prós e contras de cada um?

Quando penso em Apache as dúvidas aumentam, ultimamente eu tenho visto
muito "barulho" em cima de lighttpd e nginx.
Será que vale a pena trocar o Apache? Será que os ganhos são realmente
significativos?
Me parece que para arquivos estáticos, sim.

Bem, queria saber se alguém poderia me ajudar nestas dúvidas, se já
implementou algo parecido, sabe indicar alguma documentação sobre o
assunto, Estudo de Caso e etc.

É claro que a documentação dos projetos eu conheço, só que elas só
mostram os pontos fortes, o que eu quero mesmo é conhecer como eles se
comportam dentro de um ambiente real.

Qualquer ajuda é bem vinda,

[]s
Ronan