[FUG-BR] Arquitetura

Matheus Weber da Conceição matheuswcon em gmail.com
Quarta Junho 17 08:59:42 BRT 2009

> Quando penso em Apache as dúvidas aumentam, ultimamente eu tenho visto
> muito "barulho" em cima de lighttpd e nginx.
> Será que vale a pena trocar o Apache? Será que os ganhos são realmente
> significativos?
> Me parece que para arquivos estáticos, sim.

Já realizei alguns pequenos testes com o lighttpd e a performance com
arquivos estáticos realmente é superior.
Uma opção, é combinar os dois httpds.

Você pode por exemplo criar um subdomínio (www2.meusite.net por exemplo)
onde o lighttpd responderá e lá você colocaria os arquivos estáticos (js,
css, imagens...).

Ou também outra coisa (que inclusive fiz em um ambiente de testes) foi usar
o Apache+mod_proxy + lighttpd, onde no mod_proxy consigo definir o que irá
ser repassado para o lighttpd (no nosso caso, seria os arquivos
estáticos)[1][2][3].

[1]http://blog.gwebtools.com/installing-lighttpd-static-file-server/
[2]http://forum.syscp.org/development/using-lighttpd-for-static-content/
[3]http://www.lullabot.com/articles/using-lighttpd-static-file-server