[FUG-BR] RES: MiniPC para montar Firewall FreeBSD

Nenhum_de_Nos matheus em eternamente.info
Terça Junho 23 12:41:10 BRT 2009

On Tue, 23 Jun 2009 06:45:40 -0400
Renato Frederick <frederick em dahype.org> wrote:

> Se você não quiser partir para soekris ou semelhantes, você pode olhar gabinete personalizado:
>
> http://www.waz.com.br/especial/shuttle.php
>

> Acho que estes gabinetes em cubo você acha genérico e barato nos sta Ifigênia da vida. Daí é só comprar uma placa baby. E não precisa preocupar com performance, afinal é um PC i386 compativel.

se um barebone destes pode ser solução, por que não usar mini itx com atom ou qquer cpu ? é i386/amd64 compatível e pode ficar bem pequeno se quiser. pode usar hd normal ou notebook (sem limites de escrita).

ainda no assunto, to com um mini itx da via que me deu muito trabalho. mas agora estou 99% da solução -> TinyBSD. em um cartão de 128MB coloco FreeBSD 8-CURRENT com apache+mrtg+pftop. vou colocar um pendrive para salvar os dados do mrtg (este via não dá boot via usb com FreeBSD). só vou salvar o mrtg no pendrive, mas a cada hora por ex (vou salvar no disco de memória e fazer backup as vezes para não perder o histório em falta de energia). e o CF 128MB é montado RO, assim não detono as gravações. ficou muito massa.

no começo eu apanhei muito para fazer isso, mas peguei o jeito e tá andando bem. parabéns aos pais do TinyBSD ;)

matheus

--
We will call you cygnus,
The God of balance you shall be