[FUG-BR] Clonar HD com badblocks.

Rodrigo digao27 em yahoo.com.br
Sábado Junho 27 10:08:22 BRT 2009

Olá Irado!

Eu sei que vou perder um bom espaço da HD se eu fazer um espelho da HD antiga na nova.
Eu tentei particionar a HD (160GB) em 2 partes, 1 partição com 100GB e outra partição com 60GB.
Mas não montei, já que não precisa estar montada para fazer a cópia.

Aí ficou assim:
HD antiga: ad0, no caso ficou ad0s1 (uma partição só).
HD nova: ad1,(partição 1: ad1s1 e partição 2: ad1s2).

Aí tentei fazer o seguinte (considerando que quero fazer a cópia na partição1 - 100GB):

dd if=/dev/ad0 of=/dev/ad1s1 bs=1m conv=noerror, sync

Mas dá o erro de conversão desconhecida. Onde está o erro?
Eu preciso apenas copiar a HD inteira antiga na nova (na partição1).
Aguardo ajuda.

Obrigado

--- Em qui, 25/6/09, irado furioso com tudo <irado em bsd.com.br> escreveu:

De: irado furioso com tudo <irado em bsd.com.br>
Assunto: Re: [FUG-BR] Clonar HD com badblocks.
Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD" <freebsd em fug.com.br>
Data: Quinta-feira, 25 de Junho de 2009, 13:55

Em Thu, 25 Jun 2009 05:59:39 -0700 (PDT)
Rodrigo <digao27 em yahoo.com.br>, conhecido consumidor de drogas
(BigMac's com Coke) escreveu:

> Só que antes disso, é necessário que a HD nova esteja instalada (e
> está), só que ela não aparece no /etc/fstab.

o /etc/fstab é vc que tem que alterar para acrescentar qualquer novo
dispositivo que deva ser montado "automágicamente".

de qualquer forma, na utilização do dd não há necessidade de qualquer
dos hd's estar montado. Vc pode, inclusive, usar o "fixit" do FreeBSD
para isso (melhor modo).

> Porque essa HD nova tem arquivos lá dentro..

então já eram.. o hd que vc chama de "slave" será espelho do original;
aliás, se êle for maior do que o original, assumirá o tamanho daquêle,
exemplo:

se o seu hd original fôr 80 G e o destino for 500G, diga "adeus" aos
420G adicionais. "Sumiram" ;)

consulte o man dd pra maiores detalhes e/ou (sugestão forte) o google.

para NÃO perder arquivos do hd novo: backup

para NÃO perder espaço no novo hd: fixit + tar ;)

flames > /dev/null

--
saudações,
irado furioso com tudo