[FUG-BR] converter maquinafreebsd em maquina virtual

Sexta Março 6 11:23:54 BRT 2009

Trober escreveu:
> Bom dia!
>
> Complementando a experiência, também tive sucesso na migração de imagem do VMWare para "computador físico", porém usando UDPCast[1].
>
> Estou com planos de implementar no meu "FreeBSD PenDrive" o port[2] do UDPCast, para não precisar carregar junto o CD (4mb).
>
> [1]http://udpcast.linux.lu/
> [2]http://www.freebsd.org/cgi/url.cgi?ports/mbone/udpcast/pkg-descr
>
> Saudações,
>
> Trober
> -
> -
> -
> [...]

Diogo, sem por a mão na massa não da. Sem chance, sem solução milagrosa.
  Simplesmente porque XEN é outra arquitetura.

Primeiro voce vai ter que ter um ambiente de preparação, uma outra
maquina, e sincronizar seus sources com:

http://svn.freebsd.org/base/projects/releng_7_xen/

Depois precisa compilar seu kernel com as seguintes entradas:

machine i386-xen

options XEN
options XEN_PHYSDEV_ACCESS
options XEN_PRIVILEGED_GUEST
options MCLSHIFT=12
options MSIZE=256
options DIAGNOSTIC
options MAXMEM=(256*1024)

device if_bridge # Bridging
options XEN_NETDEV_BACKEND
#options XEN_BLKDEV_BACKEND
options XEN_PCIDEV_FRONTEND

Mantenha a rede "em" no resto do kernel.

Depois de compilar seu kernel de um make installkernel
DESTDIR=/algum/lugar e nesse lugar copie o kernel colocando-o em algum
lugar no servidor Host (que roda Xen dom0), depois crie um arquivo de
configuracao, exemplo em /etc/xen/freebsd71XEN.conf:

kernel = "/xenkern/kernel-freebsd-que-eu-fiz"
memory = 256
name = "freebsd"
vif = [ '' ]
disk = [ 'file:/xenfs/rootfs-freebsd71,hda1,w' ]
on_crash    = 'preserve'
extra = "boot_verbose"
extra += ",boot_single"
extra += ",kern.hz=100"
extra += ",vfs.root.mountfrom=ufs:/dev/xbd769a"

Voce vai precisar de um dump de algum FS raiz do FreeBSD. Nesse caso
basta entao voce fazer um:

# dump 0af - / > rootfs-freebsd71

E copie esse rootfs-freebsd71 pra algum lugar na maquina dom0. No meu
exemplo acima do arquivo de conf está em /xenfs/rootfs-freebsd71

Ai crie a MV normalmente (xm create <conf file> -c, o resto vc deve
saber ja que ja pretende virtualizar).

So entao depois disso tudo vc tera o FreeBSD como domU.

Desse momento em diante terá que fazer `dump|restore` dos seus sistemas
de arquivos da maquina atual, para a nova virtual.

Ou seja com XEN não vai ter nenhuma abordagem fácil como as citadas aqui.

Ja se for com VMWare VI 3, ele praticamente copia sozinho pra voce. Mas
a solução é comercial e caríssima.

A diferença é que com XEN o GuestOS (dumU) tem que estar preparado, não
é simplesmente uma instalação normal.

Muito boa sorte ;)

--
Patrick Tracanelli