[FUG-BR] Quagga Freebsd e multiplas rotas para um mesmo destino

Quarta Março 11 12:41:21 BRT 2009

Matheuscucoloto escreveu:
> Então patrick nossos testes com o openbgp foram bastante instáveis.

Entao, curioso, comigo foi ao contrario, instavel ficou o Quagga.

> Mas meu explica sobre esse ambiente que vc comentou.
>
> Vc está fazendo o round robin com pf e route-to, e além disso esta
> usando a nova feature de múltiplas tabelas de roteamento?

Nao. As multiplas tabelas so comentei com base na sua menção ao recurso
de multiplos GW padrão. Não uso isso com BGP. So pf.

> E como que vc trata as rotas para o mesmo destino.
>
> Ex o neighbor êh o 192.168.100.1 mas ele está acessível atraves do
> 10.1.1.1 e 10.2.2.1 e 10.3.3.1 .

Como voce quer tratar? ;) Voce pode fazer route-to balanceando 1 a 1,
sem sessão, de forma que vai mandar por pacote. Ou ser seletivo. Ai o pf
route-to pode ser com table ou routing label.

Routing label é bem bacana, voce define um filter no OpenBGP e declara
um rtlabel, e depois nas regras do pf usa o rtlabel pra dar match nos
pacotes. Se a rota deixa de existir num update de bgp e seu filtro foi
por AS de transito, ou de origem, ou por rede, o fluxo deixar de dar
match naquel rtlabel, o que é mão na roda se um destino deixa de estar
disponivel.

Enfim, voce pode popular tables dinamicamente ou routing labels, no
OpenBGP e depois fazer o que quiser com esses "grupos" no pf. Essa é a
ideia. Mas de qualquer forma com OpenBGP sua tabela RIB ja apresentara
todas as multiplas rotas disponiveis pra aquele destino, sem chuncho.
Com o quagga não.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.