[FUG-BR] Quagga Freebsd e multiplas rotas para um mesmo destino

Luiz Otavio O Souza luiz em visualconnect.com.br
Sábado Março 7 09:25:13 BRT 2009

> E como que vc trata as rotas para o mesmo destino.
>
> Ex o neighbor êh o 192.168.100.1 mas ele está acessível atraves do
> 10.1.1.1 e 10.2.2.1 e 10.3.3.1 .
>
> Resenha um pouco para mim como ficou a sua estrutura.
>
> Abraços

Matheus,

A questão das rotas é simples:

# route add default 10.1.1.1
# setfib 1 route add default 10.2.2.1
# setfib 2 route add default 10.3.3.1

Dai basta você marcar os pacotes _na entrada_ para cada tabela fib. Como
você não precisa manter as sessões (os pacotes de uma conexão _podem_ ser
enviados por links diferentes - você tem apenas vários meios físicos para
falar com o mesmo peer) você pode fazer isso com regras prob.

# ipfw add prob 0.33 setfib 1 ip from any to any in via $iif
# ipfw add prob 0.33 setfib 2 ip from any to any in via $iif

Assim você vai direcionar 33% dos pacotes para o gateway 2, 33% para o
gateway 3 e o restante (aprox. 34%) para o gateway 1.

Não conheco o suporte do pf para as tabelas fib e tão pouco a interação com
os daemons de bgp.

Abraços,
Luiz