[FUG-BR] nfs - comportamento estranho

Eduardo Lemos de Sa edulsa em quimica.ufpr.br
Segunda Março 23 11:26:12 BRT 2009

Oi Pessoal

Há muito tempo atrás eu tive um problema parecido no FreeBSD. Por favor,
desculpem-me antecipadamente se o que eu vou dizer já foi dito ou é pra lá
de conhecido de vocês: as permissões atribuídas aos usuários podem diferir
de máquina para máquina devido a ordem em que o usuário foi inserido no
sistema. Por exemplo:

na máquina 1

Allan  ID:1001
Roberto ID:1002

na máquina 2

Roberto ID:1001
Allan ID:1002

Quando você exporta uma partição na máquina 1, onde os arquivos são
legíveis somente para o user ID 1001 (a máquina entenderá que o user é
Allan), para a máquina 2, o sistema entende que o dono dos arquivos é o
user Roberto (ID 1001 e não o Allan, que agora é 1002).

Talvez seja esta a resposta ao problema. A única solução que eu encontrei
para resolvê-lo é sempre criar os usuários na mesma ordem.

Um abraço

Edu