[FUG-BR] FreeBSD para 64 bits

Johann Peter Dirichlet peterdirichlet.freesoftware em gmail.com
Quarta Março 25 17:14:35 BRT 2009

2009/3/21 Paulo Henrique <paulo.rddck em bsd.com.br>:
> (cortes..)
> Bom me empolguei em falar sobre um pouco de minha experiência com
> processadores...
> E hoje só falta testar os novos intel Quad, Xeon-Quad e o Itanium II e
> ItaniumII-Core para ter uma noção legal de tudo e ver arquiteturas mais
> exoticas, como PowerPC, UltraSPARC, HP Alpha e creio que muitos devam
> concordar comigo o Motorola 68K ...

Bem, dizer que elas são exóticas, em minha opinião, é um erro. A
arquitetura Intel é que é exótica! Eu sempre cogitei que as
arquiteturas RISC em geral, e em particular o SPARC, ARM e PowerPC
(nesta ordem), são mais elegantes, enxutas, funcionais e rápidas (esta
parte é sempre a mais controversa...). Mesmo o Motorola M68K, que tem
muita cara de CISC, era mais bem-projetado e poderoso que os x86... Eu
até hoje não sei como a Intel 'conquistou o mundo', mas aí é outra
história...

Aliás, já ouviram falar do provável netbook da FreeSCALE, o i.MX515?
Muito melhor que os Atom que a Intel quer fazer o povo engolir a seco,
hehe!

(melhor eu parar com meu anti-Intel por aqui ou...)

> Por favor sem flames se é para discutir de hardware algo vital e creio eu
> não se encontra fora do escopo da lista se seja uma discussão sadia e sem
> baixarias, Sejamos adulto.
> Afinal estamos em uma lista em que encontra-se usuários de Unix e não
> newbies for linux.

Me senti até um pouco mais importante agora :)