[FUG-BR] Problema com ZFS com grande quantidade de dados

Luiz Otavio O Souza luiz em visualconnect.com.br
Quinta Março 26 12:55:25 BRT 2009

> Boa tarde pessoal.
> Eu estou utilizando um FreeBSD 7.1 com GEOM e ZFS para montar um storage.
> Este storage, está parcialmente em produção, digo parcialmente, pq estou
> tendo que retirar tudo dele. Eu não consigo deixar o storage rodando
> direto.
>
> (...)

Rafael,

Se a situação é essa, eu faria tudo de novo com o FreeBSD 8 ou -current.

Eu tenho acompanhado os bugs na listas e parece que o ZFS esta bem mais
estavel nessa versão. Os problemas relatados normalmente são problemas
relacionados a bugs no hardware e podem ser contornados desabilitando
algumas opções no zfs.

Eu tenho um pequeno servidor de testes rodando nessa versão, mas tenho
pouquissímo uso do storage para poder garantir qualquer coisa, o que posso
dizer é que você não terá grandes surpresas na adoção dessa versão (baixe o
ultimo snapshot e depois atualize normalmente para pegar as ultimas
correções).

O release 8.0 também não deve demorar a sair, sai esse ano, só não se sabe
quando...

[]'s
Luiz