[FUG-BR] Problema com ZFS com grande quantidade de dados

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quinta Março 26 15:45:52 BRT 2009

Seguindo as recomendações do William, eu verifiquei a memória utilizada pelo
ARC do ZFS.
Pelas proprias informações da Sun, o ARC eh onde o ZFS armazena os caches
dele.

Eu modifiquei o meu script que me passa informações da utilização da memória
do kernel para obter as informações da memória utilizada pela ARC. E eu
obtive o seguinte:

paramount em freud daily # ./000.kmem
Summarize of kernel memory utilization:
  TEXT = 12386425, 11.8126 MB
  DATA = 1360852992, 1297.81 MB
  TOTAL = 1373239417, 1309.62 MB
  ZFS ARC = 1207890944, 1151.93 MB

Então do 1.3GB utilizado pelo Kernel, 1.2Gb é do ARC.

Eu limitei o arc (atravez do  vfs.zfs.arc_max a 256M, acredito que seja um
bom valor para 4GB de memória e 1.5Gb dedicado ao Kernel).

Eu irei monitorar o servidor esses dias para ver se terá algum problema.

--
Rafael henrique da Silva Faria
# Técnico de Informática