[FUG-BR] Dois ip's no rc.conf

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Domingo Março 29 15:31:55 BRT 2009

2009/3/29 ca_programador007 <ca_programador007 em yahoo.com.br>:
> Oi Cleyton.
>
> Sim.. o ip principal é .130 e o ip secundario é 128.
> Preciso que o .130 sempre fica em cima e o 128 em baixo... nao entendo porque ele inverte isso sozinho.... e estou tendo problemas.. pq o .130 tem o reverso configurado e o .128 nao tem...
>
> abraco

Bom, no caso a inversão ocorre porque o final do segundo é maior que o
primeiro, mas não vejo problema nisso, porque a princípio não faz
diferença nenhuma, apesar dos dois endereços se tratarem da mesma
interface o IP fica registado no cabeçalho de ida e de volta, ou seja,
uma não interfere no funcionamento da outra.

Vou tentar explicar melhor: a placa é camada 1 (Física), no caso é a
mesma placa pros dois, o IP é camada 3 (Rede) e nesta camada os dois
são tratados independentemente, se por exemplo você filtrou por ip
(camada 3) os pacotes do .128, os do .130 devem funcionar normalmente
passando para a camada 2 (onde está o mac) e depois para a 1 (onde
está a placa), a única coisa "estranha" é que os pacotes terão o mesmo
endereço mac e sairão pelo mesmo cabo de rede, mas da 3 pra cima
(inclusive) são religiosamente independentes, tipo, se no caso você
filtrou por mac, daí bloqueia os dois porque da camada 2 pra baixo são
a mesma coisa.

Acho que você está procurando no lugar errado. Se estiver com algum
problema com toda a certeza não é aí.

Abraços.