[FUG-BR] Configurar Som no 7.1 - notebook acer aspire 3660

Marcel Bonnet marcelbonnet em gmail.com
Domingo Novembro 1 11:33:01 BRST 2009

2009/11/1 Renato Botelho <rbgarga em gmail.com>

> Isso irá carregar *todos* os drivers, consumindo recursos sem uma
> real necessidade.
>
> faça o seguinte:
>
> # kldload snd_driver
>
> Com isso ele carregará todos, aí você executa
>
> # cat /dev/sndstat
>
> Ele exibirá as informações do único driver carregado com sucesso,
> por exemplo snd_hda
>
> Feito isso você saberá que o seu driver é o hda, então basta colocar
> no seu /boot/loader.conf
>
> snd_hda_load="YES"
>
> --
> Renato Botelho

Olá, Renato.
Eu acho que eu respondi o mesmo posto minutos depois de você responder isso.
Como eu estou num vale-tudo pra configurar esse negócio, eu fiz o que você
falou, por desencargo, mas dá na mesma:
# cat /dev/sndstat
FreeBSD Audio Driver (newpcm: 32bit 2007061600/i386)
Installed devices:

Segundo Hardware Notes do BSD o driver do VIA VT8251/8237A deve ser o
snd_hda . Tô desconfiado se eu teria que configurar CODEC manualmente...
(Realtek ALC660 por causa do pciconf que mandei a pouco)