[FUG-BR] Squid transparente

Nilson nilson em forge.com.br
Domingo Novembro 1 19:33:09 BRST 2009

2009/11/1 Anderson Alves de Albuquerque <andersonaa at gmail.com>:
>  Eu pensei em utilizar wpad mas verifiquei que o browser precisa ser marcado
> para autodetectar a configuração de proxy passada pelo DHCP + Server Web.
>
>  O meu problema eh que tenho uma rede com 100 computadores e vários
> usuários, a configuração de autodeteccão do proxy precisaria ser feita em
> cada máquina para cada perfil de usuário.
>
>  O ideal eh que eu não precisasse fazer nada no clientes.

Bem, até onde me lembro (desculpe, não costumo usar Windows), o
IE vem por padrão marcado pra auto-detectar, então se teus usuários
da rede forem usuários "normais" de windows, uns 80% vão ficar
funcionando.
Mesmo assim, uma alternativa que você pode fazer seria aplicar
as 2 soluções simultâneamente, deixando o proxy transparente na
porta 80 e colocar o WPAD pra funcionar, bloqueando todos os
acessos diretos a porta 443. Então quem reclamar que não está
conseguindo entrar no banco X, você o instrui a configurar isso no
browser. Provavelmente só irão reclamar os usuários "anormais"
(os mais expertos claro!) que não usam IE.

Ficam aí meus R$ 0,10.

--
Nilson