[FUG-BR] Configurar Som no 7.1 - notebook acer aspire 3660

Marcel Bonnet marcelbonnet em gmail.com
Segunda Novembro 2 11:42:03 BRST 2009

2009/11/1 Cleyton Agapito <cragapito em gmail.com>

> isso.
> você

> Será que isso significa que tua placa não é suportada?
>
> Derrepente no 8 eles corrigiram isso, só não sei onde está o hardware
> note para a versão 8.

é uma coisa pra se olhar, mesmo...

> Engraçado que no meu tá assim:
>
> [cleyton em agapito ~]$ cat /dev/sndstat
> FreeBSD Audio Driver (newpcm: 32bit 2007061600/i386)
> Installed devices:
> pcm0: <VIA VT8237> at io 0xe400 irq 10 kld snd_via8233 [MPSAFE]
> (5p:5v/1r:1v channels duplex default)
>
> Imagino que seja o mesmo chipset, experimenta carregar só o snd_via8233.

Pois é, tentei, mas não também. Engraçado que o meu pciconf retorna um monte
de dispositivos VIA VT8237A com várias funções diferentes (controladora de
disco, de SATA, VLink Controller...). Parece até q é um cara pra fazer tudo!
O som é algo mesclado,  VIA VT8251/8237A. Não é mesmo esquisito isso?

> Veja se na bios não tem alguma coisa para ajustar irq e io, sei lá se
> resolve também, mas não custa testar.

essa bios é chinfrin. tem nada nela, peladona, basicamente dá pra por senha
e escolher a ordem do boot e o tamanho do frame buffer. tudo isso!