[FUG-BR] Configurar Som no 7.1 - notebook acer aspire 3660

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Domingo Novembro 1 15:59:13 BRST 2009

2009/11/1 Marcel Bonnet <marcelbonnet em gmail.com>:

> Olá, Renato.
> Eu acho que eu respondi o mesmo posto minutos depois de você responder isso.
> Como eu estou num vale-tudo pra configurar esse negócio, eu fiz o que você
> falou, por desencargo, mas dá na mesma:
> # cat /dev/sndstat
> FreeBSD Audio Driver (newpcm: 32bit 2007061600/i386)
> Installed devices:
>
> Segundo Hardware Notes do BSD o driver do VIA VT8251/8237A deve ser o
> snd_hda . Tô desconfiado se eu teria que configurar CODEC manualmente...
> (Realtek ALC660 por causa do pciconf que mandei a pouco)

Será que isso significa que tua placa não é suportada?

Derrepente no 8 eles corrigiram isso, só não sei onde está o hardware
note para a versão 8.

Engraçado que no meu tá assim:

[cleyton em agapito ~]$ cat /dev/sndstat
FreeBSD Audio Driver (newpcm: 32bit 2007061600/i386)
Installed devices:
pcm0: <VIA VT8237> at io 0xe400 irq 10 kld snd_via8233 [MPSAFE]
(5p:5v/1r:1v channels duplex default)

Imagino que seja o mesmo chipset, experimenta carregar só o snd_via8233.

Veja se na bios não tem alguma coisa para ajustar irq e io, sei lá se
resolve também, mas não custa testar.

[]'s